domingo, 11 de setembro de 2011

Curiosidade: Por que dói tanto um corte com uma folha de papel?




Quem nunca se cortou alguma vez com o fio de uma folha de papel sulfite? E o pior,por que doem tanto esses cortes? Há várias razões. A primeira tem a ver com a área onde acontece o corte, que normalmente são os dedos, sobretudo a gema dos dedos, que estão cobertas com uma concentração extremamente alta de nociceptores, fibras nervosas que enviam sinais de tato e dor ao cérebro; são terminações nervosas livres de neurônios sensitivas primárias, cujos corpos neuronais se encontram nos gânglios raquianos. Isto faz com que os dedos sejam especialmente sensíveis em comparação com outras partes de nosso corpo.


Ademais, o corte de uma folha de papel é muito pouco profundo, de modo que só afeta às camadas externas da pele. E é precisamente nessas camadas onde estão os nociceptores que enviam os sinais de dor mais agudas. Quem já se feriu de forma profunda sabe que a dor não é diretamente proporcional.

Por último, os cortes tão superficiais não costumam sangrar muito, o que dificulta o posterior coágulo da ferida. Isto implica que o ferimento se mantenha aberto, expondo as fibras nervosas ao ar durante um maior período de tempo.

BWG - Mandombazani (Hard Kuduro)


Ouvi este som ontem em uma festa, gostei e decide postar aqui para voces, curtam tem bom ritmo. Mandombazani (A nova Dança)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Muzika Boa Não É So Muzika Nova, Comente Facebook